Etapa 4: Transporte Rodoviário
A partir das informações obtidas nessa pesquisa podemos
concluir que sendo o transporte Brasileiro tipicamente rodoviário e pesquisas
revelam que 88,3% das cargas sendo transportadas por esse modal é baseadas na
história onde a colonização que foi feita investiu principalmente nessa modal
rodoviário.
A degradação desse modal de transporte aconteceu com o tempo
onde depois de muito transportar não teve investimento pelo país e continua
sempre sendo mesmo com o valor alto um dos mais utilizados pela população.
As exportações estão intimamente conectadas a infra
estrutura do país, como também aos seus modais de transporte, principalmente
com o rodoviário que interliga os demais. Portanto uma boa base rodoviária
fornece uma vantagem competitiva ao país.
As conseqüências geradas pela utilização do modal rodoviário
são basicamente a falta de tecnologia e utilização para outros modais que em
outros países tiveram crescimento e melhor utilização de tudo, isso ocorre pois
devido a falta de disponibilidade acaba por utilizar o mesmo.
Segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 2010,
“o transporte rodoviário detém a maior participação na matriz do transporte de
cargas no Brasil, com 61,1% o que corresponde a 485,6 bilhões de TKU 2”.
Logo os custos logísticos do país poderiam ser menores caso
houvesse maior participação dos demais modais, isto é, maior equilíbrio entre
os modais de transporte. No entanto, pode-se afirmar que o Brasil é um país
extremamente dependente do modal rodoviário. Mesmo com a possível tendência ao
aumento da participação dos outros modais.






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