Etapa 4


Etapa 4: Transporte Rodoviário

A partir das informações obtidas nessa pesquisa podemos concluir que sendo o transporte Brasileiro tipicamente rodoviário e pesquisas revelam que 88,3% das cargas sendo transportadas por esse modal é baseadas na história onde a colonização que foi feita investiu principalmente nessa modal rodoviário.
A degradação desse modal de transporte aconteceu com o tempo onde depois de muito transportar não teve investimento pelo país e continua sempre sendo mesmo com o valor alto um dos mais utilizados pela população.   
As exportações estão intimamente conectadas a infra estrutura do país, como também aos seus modais de transporte, principalmente com o rodoviário que interliga os demais. Portanto uma boa base rodoviária fornece uma vantagem competitiva ao país.
As conseqüências geradas pela utilização do modal rodoviário são basicamente a falta de tecnologia e utilização para outros modais que em outros países tiveram crescimento e melhor utilização de tudo, isso ocorre pois devido a falta de disponibilidade acaba por utilizar o mesmo.
Segundo dados da Confederação Nacional de Transportes, 2010, “o transporte rodoviário detém a maior participação na matriz do transporte de cargas no Brasil, com 61,1% o que corresponde a 485,6 bilhões de TKU 2”.
Logo os custos logísticos do país poderiam ser menores caso houvesse maior participação dos demais modais, isto é, maior equilíbrio entre os modais de transporte. No entanto, pode-se afirmar que o Brasil é um país extremamente dependente do modal rodoviário. Mesmo com a possível tendência ao aumento da participação dos outros modais.

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